Germinal - análise sociológica
Este relatório tem por finalidade analisar o filme ‘’Germinal’’, que baseia-se na obra de Émile Zola e relacioná-lo aos textos ‘’ A semente que semeais, outro colhe ‘’, extraído de ‘’ A história da riqueza do homem, de Leo Hubbermann e ‘’ Invisível’’, de Vladimir Safatle estabelecendo uma analogia com a exploração capitalista e modo de vida dos trabalhadores durante a Revolução Industrial.
Ficha técnica
Título do filme: O Germinal
Direção: Claude Berri
Elenco principal: Miou Miou, Renaud, Gérard Depardieu, Jean Carmet, Judith Henry
Roteiro: Claude Berri, Arlette Langmann, baseado no romance de Émile Zola
Gênero: Drama/Romance
Ano: 1993
Idioma original: Francês
Estrutura Narrativa
A obra Germinal, de Émile Zola, nos apresenta uma das primeiras lutas do movimento operário com objetivo de transformar a situação político-social, ocorrida na cidade de Montsou, norte da França, no século XIX.
O jovem Étienne Lantier, ao chegar em Montsou, em busca de trabalho, avista a Voreaux, uma mina de carvão constituída por muitos mineiros que se sujeitavam a péssimas condições de trabalho, a falta de higiene e a salários baixíssimos, para não morrer de fome. Conversando com um dos mineiros, torna-se amigo da família Maheau, que o ajuda a conseguir um emprego. Assim, ele passa a conviver e partilhar do sofrimento dos trabalhadores, da miséria e de todos os riscos que os envolviam. Repentinamente, os empregadores burgueses reduzem o salário dos operários. Etienne, que já havia mobilizado seus colegas a lutar contra a exploração que viviam, convoca todos a reivindicarem seus direitos através de uma greve. A greve atinge todas as minas da região, enfurecendo seus proprietários e travando o início da luta de classes entre o proletariado e a burguesia. Porém, passados dias, as famílias estavam mergulhadas na miséria e na fome, tendo em vista a relutância dos donos das minas em ceder a seus pedidos. Mesmo em situações degradantes, os