Enfoque comportamental
Considerações finais
O campo de estudos administrativos e organizacionais é bem amplo e aberto, conjunto com outras disciplinas. A abordagem comportamental mostra bem esse fato, ela surge principalmente de disciplinas como a psicologia e sociologia, e é a primeira abordagem multidisciplinar da administração.
O resultado da abertura intelectual foi a consideração do lado humano nas organizações. Esse tratamento das questões humanas foi negligenciado nos primórdios da administração como uma nova disciplina. É a escola de relações humanas que traz essa nova contribuição, ela aponta o papel que os indivíduos e grupos informais atuam nas organizações, porém essa escola é também criticada por ignorar e desprezar o lado formal da organização e sua função lucrativa.
As primeiras aplicações dessa abordagem foram em pressupostos ainda simples sobre o individuo, visto apenas por um ser orientado por necessidades sociais. Contudo, o caminho estava aberto para a abordagem dos aspectos humanos no estudo e aprofundamento da administração, sistematicamente marcado pela contribuição das teorias de motivação e liderança. Essas teorias introduzem uma visão mais complexa do ser humano, pois ela tem relação com um cunho mais psicológico na área da administração até os dias de hoje.
Algumas contribuições mais presentes da abordagem comportamental, embora ela agregue uma diversidade enorme de estudos, que são: * Institucionalização da idéia de que as organizações são altamente dependentes do comportamento dos indivíduos que a compõem, assim como dos grupos sociais; * Ênfase na motivação como um fator relevante do comportamento humano no contexto organizacional; * Crescente compreensão das variáveis complexas que influenciam o fenômeno de liderança nas organizações
Diferentemente da escola clássica de administração, que trata da história, a abordagem comportamental é uma perspectiva ainda em construção