Enfoque Comportamental
Liderança e suas influências no fator motivacional, Relação de Liderança e Poder e Comportamento Coletivo.
- Motivação como sinônimo de Liderança o comportamento organizacional é o assunto do qual se ocupam diferentes ciências do comportamento. Cada ciência, disciplina ou campo do conhecimento estuda-se um foco. Como por exemplo a Liderança, que quando estudada pode-se se usar a perspectiva da Psicologia ou da Sociologia. A psicologia estuda a liderança do ponto de vista das motivações e habilidades do Líder.
De acordo com BERGAMINI, a partir da década de vinte, começaram a surgir outras hipóteses explicativas, uma vez que a visão behaviorista (que é o conjunto das teorias psicológicas que conceituam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia) não se mostrou suficientemente abrangente para explicar uma variação de comportamentos que escapavam à compreensão simplista. A ciência psicológica passa, então, a valorizar a importância que é atribuída às predisposições contidas no interior de cada um. Esse ponto de partida no estudo da psicologia supõe que não seja o mundo exterior aquele que comanda todo e qualquer tipo de comportamento humano. O líder eficaz seria, portanto, aquele que atua junto a seu liderado no sentido de facilitar-lhe o conhecimento de suas próprias necessidades. O segundo passo que dá continuidade a esse processo consiste em facilitar e até mesmo monitorar o percurso até os objetivos, isto é, viabilizar o caminho do ser em estado de carência até os fatores de satisfação, que complementem suas necessidades de forma muito específica (BERGAMINI,1994, p. 92).
- Relação de Liderança e Poder
Nenhuma ciência tem a propriedade exclusiva de aspectos específicos do comportamento organizacional, porque as fronteiras entre todas elas não são muito claras. Liderança e poder, por exemplo, são objetos de estudo da psicologia (no caso da psicologia quando se trata de poder o estudo foca