Empowerment
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Empowerment
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2014
IDINEIA JARDIM
ITANA RODRIGUES LOPES
JOEL PEDRO
JÚNIOR PIETOTE
LUAN TEIXEIRA
MIRELE SILVA LIMA
THIAGO AZEVEDO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Empowerment
Trabalho apresentado à disciplina Comportamento Organizacional, como requisito de avaliação parcial do 2º semestre do curso de Administração, sob a orientação da professora Elisângela Ribeiro.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2014
1. EMPOWERMENT
Em virtude da grande mutação que o mundo tem enfrentado atualmente, as organizações têm procurado valorizar cada vez mais seu capital intelectual. Conferir aos colaboradores maior autonomia nos processos decisórios vem a ser uma forte estratégia de inovação mediante a competitividade organizacional.
Essa implementação denominada empowerment,é o compartilhamento de poder delegado aos colaboradores de uma empresa para tomada de decisões, bem como sua participação ativa, permitindo aos membros da equipe a aprender como lidar com as responsabilidades e tornarem-se mais produtivos e motivados.
Segundo Chiavenato, o empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação para tomarem decisões e participarem ativamente da organização.
Essa nova ferramenta de gestão surgiu em meados da década de 80.
Nos anos 20 a Teoria Científica da Administração, criada por Taylor, visava apenas o aumento da produtividade a custos baixos. Com sua abordagem mecanicista, buscava sempre a eficiência do nível operacional – o que gerava alienação, absenteísmo e conflitos. Logo em seguida veio a Teoria Clássica, desenvolvida por Fayol, que após a Revolução Industrial, com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, buscou enfatizar a estrutura organizacional estabelecendo a divisão do trabalho e a unidade de comando.
Na década de 60, Elton Mayo critica o