A figura humana no desenho das Crianças
O acréscimo de elementos na representação da figura humana acontece por meio da evolução do processo de desenvolvimento da criança que podem ser chamadas de fases, de etapas, ou de estágios. Porém serão abordados à terminologia estágios e como eles influenciam dos desenhos da figura humana com crianças de três a sete anos, Sendo assim, foi realizada uma amostra com crianças nessa faixa etária.
Para a criança representar a figura, ela passa por um processo desde o primeiro circulo fechado até a figura humana completa, incluindo todas as partes do corpo. Nos estágios iniciais tornam-se comum nas figuras infantis a mudanças de traços descontrolados para formas mais arredondadas, pois segue movimentos naturais das mãos. 3 anos
Por volta dos três anos de idade as crianças começam a desenhar círculos fechados. Por meio dos rabiscos descontrolados, formas surgem e a criança parece surpresa e vai transformando em formas intencionais desenvolvendo o controle em manter estes rabiscos dentro dos limites do papel. Os que antes eram traços aleatórios passam a ser controlados. Esse processo de controle dá origem às formas fechadas. Os rabiscos vão ganhando forma, surgindo os círculos fechados e ocupando os espaços possíveis.
A criança quando aprende a dominar novas formas, passam a usá-la de maneira adequada para representar alguma parte ou local, mostrando apenas o contorno oclusivo. Antes o corpo era uma coisa só, agora, as partes do corpo vão se diferenciando, assumindo funções específicas, assumindo funções específicas. A mão, o olho e o cérebro se tornam aliados.
O círculo aparece delimitando o que é dentro e o que é fora, o gesto vão se arredondando até a linha se fechar aparecendo o círculo delimitando o que é dentro e fora. Nesta representação da figura humana somente a cabeça representa o corpo como um todo.
Neste sentido, com a evolução nos desenhos a criança vai dominando cada vez mais as linhas e definindo a forma