o povo mapuche
Os Mapuches são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. Eram conhecidos também como araucanos, denominação que parou de ser usada nos dias atuais pois é desprezada por esse povo.Porém no entanto, predomina na historiografia por um longo período em que essa tribo teve os primeiros contatos com os espanhóis até meados do século XIX.
A denominação Mapuche ou Mapunche significa “gente da terra” em sua língua, e foi escolhido em dedicação às pessoas que reconhecem que pertencem e integram aquele território. Em algumas regiões, ambos os termos são utilizados com pequenas diferenças de significado.
Os Mapuches repudiam o uso do nome araucano, uma vez que esta denominação lhes foi dada por seus inimigos. Em Teoria o nome araucano procede da palavra Quechua awqa, que significa “inimigo”, “selvagem” ou “rebelde”, ou de palqu, “silvestre”, tendo sido lhes dada pelos incas ou pelos espanhóis. A palavra awka foi adotada pelos mapuches com o significado de “indômito”, “selvagem” o “bravo” para substituir o nome araucano.
Os mapuches falam língua ameríndia da família Penutiana, falada na região central do Chile e no Norte da Argentina, também chamada de Araucânio ou Mapudungun. Estima-se que hoje existam cerca de 900.000 mapuches no Chile e na Argentina.
Suas relações socioculturais e políticas têm sido contornadas e complementadas por sua espiritualidade, crenças religiosas e forte relação entre homem, terra e natureza. Os Mapuches de hoje têm se manejado para estabelecer uma nova dimensão do que é religião em um sincretismo que inclui religião católica, bem como movimentos protestante e evangélico. O Machi também chamado de o Xamã, é fundamental nos mitos e rituais Mapuche. Ele é o mediador entre os mundos natural e supernatural, e geralmente têm grande conhecimento da medicina tradicional.
Algumas Vestimentas
Algumas celebrações
Nós Tripantu: é a celebração do Ano Novo Mapuche , que é realizada no dia do