Em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Curso: Letras
Bimestre: 2
Turma: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
Antônio Cândido de Melo é considerado o mais ilustre crítico literário que o Brasil já conheceu. Ele faz uma aproximação entre direitos humanos e literatura. Os direitos humanos referem-se às coisas que são tão indispensáveis para mim quanto para o meu próximo. Ao afirmar que:
A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão de mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade. Em segundo lugar, a literatura pode ser um instrumento consciente de desmascaramento pelo fato de focalizar as situações de restrição dos direitos, ou de negação deles, como a miséria, a servidão, a mutilação espiritual. Tanto num nível quanto no outro ela tem muito a ver com a luta pelos direitos humanos. (2004:186)
Cândido infere sobre a importância que dá a literatura como forma de humanizar o ser humano, transformando- o em uma pessoa melhor, confirmando este pensamento, ele cita:
No processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o