A LEITURA DE UM TEXTO LITERÁRIO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
TRABALHO EM GRUPO – TG
A LEITURA DE UM TEXTO LITERÁRIO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Prof.ªAna Lúcia Machado da Silva
POLO
TAQUARAL
2014
A LEITURA DE UM TEXTO LITERÁRIO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Trabalho em Grupo referente ao Curso de Letras do 2º bimestre de 2014, elaborado conforme solicitado pela professora Ana Lúcia Machado da Silva.
Campinas, abril
2014
O dinâmico movimento de direitos humanos, que se desenvolveu a partir da Segunda Guerra Mundial, revelou uma impressionante capacidade de estabelecer parâmetros comuns através de tratados e declarações internacionais. Não se deve perder de vista que a abordagem inicial dos direitos humanos é essencialmente um direito de proteção, marcado por uma lógica própria, e voltado à salvaguarda dos direitos dos seres humanos e não do Estado.
O Direito dos Direitos Humanos não rege as relações entre iguais; opera precisamente em defesa dos ostensivamente mais fracos. Nas relações entre desiguais, posiciona-se em favor dos mais necessitados de proteção, é, portanto, o direito de proteção dos mais fracos e vulneráveis, cujos avanços em sua evolução histórica se têm devido em grande parte à mobilização da sociedade civil contra todos os tipos de dominação, exclusão e repressão.
Neste domínio de proteção, as normas jurídicas são interpretadas e aplicadas tendo sempre presentes às necessidades prementes de proteção das supostas vítimas. Assim, Direitos Humanos constituem um termo de uso comum, mas não categoricamente definido, uma vez que, esses direitos são concebidos de forma a incluir aquelas reivindicações morais e políticas que, no consenso contemporâneo, todo ser humano tem ou deveria ter perante sua sociedade ou governo, reivindicações estas reconhecidas como “de direito” e não apenas por amor, graça ou caridade.
Desta forma, os direitos humanos surgem como um conjunto de