em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano
Aluno(a):
PRISCILA BRIANEZI MODESTO
POLO
POUSO ALEGRE
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2o
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Antes de abordar se a literatura contribui para o desenvolvimento humano é preciso entender o que é literatura.
Para cada arte a ser trabalhada faz-se uso de determinado material, como a pintura, por exemplo, que se utiliza de tintas, cores e formas. A literatura é a arte da palavra. Ela exige do escritor técnicas, conhecimentos, sensibilidade e paciência. E por ser a arte da palavra e a palavra a unidade básica da língua, pode-se dizer que a literatura, assim como a língua é o um instrumento de comunicação e de interação social, cumprindo também um papel social de transmitir conhecimentos e a cultura de uma sociedade. Ela é algo vivo e dinâmico que faz parte da vida de todos, como no simples fato de ler um livro.
O papel da literatura não é único, ela abre portas, cutuca, alimenta e dá asas à imaginação, como na criação de um personagem. Nesse sentido, o modo de andar, o temperamento, os sofrimentos são imaginados pelo leitor. Também é uma importantíssima fonte de conhecimentos, pois através dos livros aprendemos sobre o mundo. É a função de expressar a cultura, os valores, as tradições dos povos.
A literatura pode ainda cumprir um papel social, de denúncia.
“Um escritor comprometido com o seu tempo aponta os defeitos e as injustiças da sociedade em que vive. No século XIX, quando os trabalhadores das cidades ou do campo, ou mesmo os escravos, viviam em condições duríssimas de explorações, houve