TG I Literatura
Alunos
RA
TRABALHO EM GRUPO – TG
Disciplina de Estudos Disciplinares I
Polo:
Florianópolis
2014
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos Humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma Necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto Literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
Pensar em literatura remete à leitura, de um modo geral, e sabe-se que a leitura é fundamental para o melhor entendimento de mundo, sendo também fator condicionante para o pleno exercício da cidadania e promoção de uma sociedade democrática.
É através da leitura que o ser humano aumenta seu repertório de atuação; qualificando, não apenas suas relações interpessoais, mas também a relação com as diversas áreas da sociedade como trabalho, saúde, cultura, entre outras.
Nesse contexto, a leitura de um texto literário pode ser muito importante para o desenvolvimento humano, já que cada obra desse gênero apresenta formas diferentes de enxergar e entender o mundo, agregando ao conhecimento enciclopédico do leitor outras perspectivas sob a qual poderá analisar variados temas da sua vida cotidiana.
Enquanto os textos de caráter informativo atêm-se aos acontecimentos, apresentando os fatos de forma imparcial, o texto literário, em sua trama ficcional, contém elementos típicos da existência humana como; raiva, alegria, tristeza, confusão, esperança, e promove, assim, um encontro do homem consigo mesmo através da leitura
Seguindo esse raciocínio, a literatura, não só supre a necessidade do leitor por ficção e fantasia, como também se constitui em umas das bases para o discernimento individual, que contribui para a compreensão do coletivo.
Assim sendo, fica evidente que a leitura de obras literárias promove o desenvolvimento humano, por abarcar o leitor em suas dimensões afetiva, intelectual e atitudinal, promovendo um processo reflexivo