literatura
Aluno(s): Ana Paula Brauna De Alencar RA 1406585
Oneires Alves Mascarenhas RA 1415327
POLO GURUPI
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2º
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
Nesse trabalho pretendemos falar sobre a leitura literária caracterizada como uma atividade intelectual de excelência humana que envolve vários aspectos como o afetivo, cognitivo, lúdico, intelectual. Em outro caminho o processo da leitura literária constitui-se numa atividade social que exige a construção de habilidades de leitura, não inatas ao homem. A literatura é arte, e só pode ser entendida como arte, uma criação artística, então a literatura pode ser entendida como uma arte que pode modificar o ensino e consequentemente o conhecimento humano, então a literatura não é só um direito é uma necessidade.
Na educação básica temos uma grande necessidade de valorizar o ensino da literatura, a leitura de textos literários, pois esses textos têm papel fundamental na formação de leitores e na formação humana desses leitores. Além disso, pode-se entender a leitura literária como um modo de ver e uma forma de viver. A leitura literária pode nos dar tempo, ou melhor, dizendo pode nos fazer ganhar tempo, ganhar séculos de experiência, de vivencia, de sabedoria. A leitura de um texto literário contribui bastante, nas formas de expressão e nas formas de conhecimento, ou seja, o homem de certa forma se apropria da “força”