infecão hospitalar e ccih
TRABALHO EXTRACURRICULAR
INFECÇÃO HOSPITALAR
CCIH (COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR)
Aluno: Carmen Dos Santos
Curso: Técnico em Enfermagem
Turma: EFN1
Supervisora: Sarah Guerra
Telefone: 031-99906397
Rua Carlos Augusto Felipe, 55
Serra, Nova Era – MG
Infecção Hospitalar
A infecção Hospitalar é qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.
As principais preocupações para evitar esse tipo de infecção resumem-se à prevenção e o controle da infecção hospitalar, dos profissionais que trabalham nos laboratórios, clínicas e hospitais. Os pacientes tem o maior risco de adquirirem infecções devido a própria natureza hospitalar, pois estão expostos a micro-organismos que no seu dia a dia não entrariam em contato. Cerca de 5 a 10 por cento dos pacientes internados venham a sofrer de infecções durante a sua estadia na instituição e que não possuíam no momento de admissão.
No processo infeccioso podemos definir a infecção como invasão por micro-organismos nocivos que ultrapassem a capacidade de reação do organismo infectado multiplicando-se de forma invulnerável.
O corpo humano em condições sadias tem uma capacidade de resposta suficiente para evitar as infecções, de tal forma que nem nos é possível perceber tal processo. São inúmeros os fatores que interferem com essas defesas orgânicas:
Antecedentes pessoais: indivíduos com diabetes, hipertenção arterial, neoplasias, cardiopatias, asmas, fumantes; Idade: Crianças e idosos que geralmente tem defesas do organismo diminuídas;
Condições ambientais e nutricionais: O estado de subnutrição, ambiente propício ao desenvolvimento de agentes patogênicos; Traumatismos e medicações: As feridas são porta de entrada para os micro-organismos,