Eletrólise aquosa
A eletrólise em meio aquoso é um processo em que se passa corrente elétrica através de uma solução aquosa, onde existem íons que produzem reações, gerando energia química.
Visto que é necessário que se passe uma corrente elétrica, esse processo não é espontâneo e é exatamente o contrário de uma pilha, que é um equipamento que transforma energia química em elétrica de modo espontâneo.
Na solução aquosa, a substância diluída se dissocia ou ioniza, liberando íons para o meio. Apesar de haver tantos íons na solução, apenas um cátion e um ânion sofrerão a descarga nos eletrodos.
Os cátions de metais alcalinos, metais alcalinos terrosos e do alumínio não se descarregam em solução aquosa. Nesses casos, se o meio for neutro, a redução que ocorrerá no cátodo será a da água. Mas se for em meio ácido, a redução será a do cátion H+, formando o gás hidrogênio.
Os cátions dos demais metais sofrem redução no eletrodo negativo, depositando seu respectivo metal.
Quanto aos ânions, os que são oxigenados e o fluoreto nunca se oxidam em solução aquosa, mas sim os ânions da água. Se o meio for neutro, a água se oxidará no eletrodo positivo, produzindo gás oxigênio; mas se o meio for básico, os seus ânions hidroxila (OH-(aq)) serão oxidados.
Os ânions não oxigenados Cl-, Br- e I- oxidam-se gerando no eletrodo positivo as substâncias elementares cloro, bromo, iodo, respectivamente.
1. Eletrólise da solução aquosa de Cloreto de sódio.
Objetivo
As eletrólises são feitas com o auxílio de uma fonte externa de corrente elétrica.
Materiais e Reagentes
NaCl
Fenolftaleína
Fonte de corrente elétrica
2 fios de cobre
Béquer
Procedimento
- Preparar a solução de NaCl, pingar 2 gotas de fenolftaleína na solução;
- Conectar o fio de cobre na fonte de corrente elétrica;
- Introduzir o fio de cobre na solução;
- Observar o que acontece nos eletrodos.
Resultado
A eletrólise da solução aquosa de NaCl produziu soda cáustica (NaOH), gás hidrogênio (H2) e gás cloro (Cl2). Com a presença do