eletrólise aquosa
Os processos de eletrólise aquosa se baseiam na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim reações químicas. Em uma solução aquosa, devemos considerar não só os íons provenientes da solução, mas também os da água. Estes íons são os cátions H+ e ânions OH- resultantes da auto-ionização da água, onde podemos demonstra\r da seguinte forma:
CA → C+ + A-
H20 → H+ + OH-
O material, antes de ser eletrolisado, é dissolvido na água. Por exemplo, na eletrólise em solução aquosa do NaNO3, obtemos:
1- Gás hidrogênio (H2) no cátodo, evidência de que a água (H2O) sofreu redução; o cátion Na+ fica dissolvido na água e não sofre redução.
2- Gás oxigênio (O2) no ânodo, evidência de que a água (H2O) sofreu oxidação; o ânion NO3- fica dissolvido na água e não sofre oxidação.
Numa eletrólise aquosa, temos as seguintes possibilidades:
Cátodo
Oxidação do cátion do material ou da água.
Ânodo
Oxidação do ânion do material ou da água.
Redução da água (cátodo)
A redução da água pode ser explicada com a utilização do seguinte mecanismo:
Oxidação da água (ânodo)
A oxidação da água pode ser explicada com a utilização do seguinte mecanismo:
Passo a passo
1. Enquanto misturávamos 1g de NaCl e CuSO4 nos béqueres com 40ml de Água, notamos que o CuSO4 tornou-se azul.
2. Ao realizarmos a eletrolise na solução de NaCl, notamos a liberação de bolhas de gás Hidrogênio, decorrente do processo.
3. O Na+ perde para a água e esse é o motivo para que ocorra a reação, alem do Cl- reagir com o Cu e a coloração fica esverdeada.
4. Lavou-se os eletrodos, para que não houvesse nenhum tipo de interferência, para poder mergulhar na solução de CuSO4.
5. Notamos a presença de partículas, que se depositaram no eletrodo, formando uma grossa camada escura sobre a parte descascada do fio.
6. No fim, obtém-se uma solução de CuCl2 da cor verde.
Como já se era esperado, O NaCl vai se