Permeabilidade - Geologia Aplicada
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
<NOME DO GRUPO>
PERMEABILIDADE
CAMPINAS
2014
<NOME DO GRUPO>
PERMEABILIDADE
Relatório realizado na disciplina de Geologia Aplicada na Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária da Pontifícia Universidade Católica
Professora Dra. Patricia Stella Pucharelli Fontanini
PUC-CAMPINAS
2014
INTRODUÇÃO
Segundo Manuel de Matos Fernandes, para a avaliação do coeficiente de permeabilidade em laboratório, existem três tipos de ensaios: ensaio de carga constante, ensaio de carga variável e ensaios edométricos. O de carga constante é o aparelho de Darcy. A determinação de k é feita a partir da própria equação. Este método pode ser realizado para todos os tipos de solo. Já a carga variável, trabalha com a permeabilidade de solos argilosos. Para as argilas, o coeficiente de permeabilidade pode ser determinado em laboratório por meio de ensaios edométricos.
MATERIAL E MÉTODOS
Esse experimento foi realizado para determinar o coeficiente de permeabilidade de um solo. Para isso foram utilizados dois tipos de tubos ensaio, o de carga constante e de carga variável.
Ensaio a Carga Constante
Neste ensaio a amostra é submetida a uma carga hidráulica constante, entrando com o auxilio de um funil, durante o ensaio (permeâmetro de nível constante). O coeficiente de permeabilidade foi determinado pela quantidade de água que percolou a amostra para um dado intervalo de tempo (180 s) onde foi acompanhado com a ajuda de um cronômetro. A quantidade de água foi medida através uma proveta graduada, determinando o volume (V), conforme mostra a figura:
Ensaio a Carga Variável
Neste ensaio, foram feitos quase os mesmos procedimentos, porém, os dados necessários foram: o diâmetro da área interna do tubo de carga (para que fosse possível calcular a área interna do tubo); o volume do reservatório cheio (h0) e o volume