resumo expandido
O presente trabalho faz parte de um estudo sobre como podemos melhorar a metodologia de aprendizagem mudando a apresentação da explicação. Neste trabalho desenvolvi uma sequencia didática para auxiliar no ensino de Geometria, em especifico a área de poliedros, fazendo uso de origami, visando oferecer a oportunidade de aprendizado de alguns conceitos importantes, relacionados à geometria.Este trabalho restringiu-se ao origami e sua utilização na construção de poliedros, assim como algumas sugestões de conteúdos matemáticos que podem ser explorados com esse material no ensino da Geometria.
A busca por uma melhor metodologia
Ao iniciar este trabalho busquei focar nas dificuldades dentro da sala de aula para absorção do ensino dado pelo professor de geometria, pude perceber que há grande dificuldade para entender sobre os planos, vértices e arestas sem ter o poliedro em mãos para poder visualizar melhor, pude perceber que a grande dificuldade está em interpretar o desenho feito na lousa e conseguir visualizá-lo. Utilizando o origami pode-se manusear o objeto de estudo (o poliedro) e visualizar melhor suas propriedades e características (o que é o plano, e quais arestas fazem parte deste plano). Foi pensando em auxiliar aos professores que este trabalho foi desenvolvido, ao decorrer deste trabalho irei demonstrar como fazer o origami e como utiliza-lo em sala de aula, além de apresentar alguns conteúdos que podem ser estudados com o seu uso.
Origami
Origami é uma arte, tradicionalmente japonesa, que se caracteriza por confeccionar figuras fazendo dobras no papel. A construção de um origami, na sua forma mais habitual, não envolve o uso de cortes nem colagem, partindo, na maioria das vezes, de um pedaço de papel quadrado com uma de suas faces colorida. O resultado final depende do corte do papel utilizado e da confecção de dobras perfeitas, exigindo paciência e concentração do executor ao seguir os passos indicados para cada figura. O origami distingue-se