Trabalho de permeabilidade
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
PARA EXECUÇÃO DE
SONDAGENS
IN-09/94
Instrução Normativa para execução de ensaio de permeabilidade
DIRETORIA DE ENGENHARIA
GERÊNCIA DE PROJETOS RODOVIÁRIOS
GEOLOGIA
DEINFRA
DIEN-GEROD
Geologia
INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA
EXECUÇÃO DE
ENSAIO DE PERMEABILIDADE
IN-09/94
1/8
1 Finalidade
O ensaio de permeabilidade, executado em furos de sondagens (percussão e rotativa) tem por finalidade a determinação dos coeficientes de permeabilidade de solos e maciços rochosos. O ensaio de permeabilidade realizado em furos de sondagens à percussão, conhecido por ensaio de infiltração constitui-se, juntamente com o ensaio de perda d'água sob pressão (aplicável a maciços rochosos), o conjunto de ensaios executados em furos de sondagens mais comumente usados no campo para a caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais.
2 Ensaio de permeabilidade em furos de sondagem à percussão ou ensaio de infiltração
2.1 Definições
Os ensaios de permeabilidade em furos de sondagem à percussão consistem na medida da vazão observada ou retirada, em função da aplicação de uma carga ou descarga, respectivamente. As cargas são diferenciais de pressão, induzidas por colunas d'água, resultante de injeção d'água no furo; as descargas são diferenciais de pressão provocadas por retirada d'água do furo.
Dois tipos de ensaios podem ser realizados quando provoca-se carga no furo:
a) Ensaio de infiltração (infiltração a nível constante): mantém-se a carga constante e mede-se a vazão necessária para mantê-la;
b) Ensaio de rebaixamento (infiltração a nível variável): estabelece-se uma coluna d'água inicial, interrompe-se a introdução d'água e acompanhase, no tempo, o rebaixamento do nível d'água.
2.2 Equipamento
O equipamento necessário à execução dos ensaios de permeabilidade deverá constar dos