Elaboração do currículo para a Educação Infantil
Esse texto tem como objetivo definir as contribuições na elaboração do currículo na Educação Infantil, propiciando aos professores auxílio como controvérsias das questões que podemos refletir para um bom crescimento e formação de um professor pesquisador, desenvolvendo assim o currículo na educação infantil em nossas escolas, na esperança da promoção de uma educação de capacidade para todos.
Podemos perceber que o currículo é um conjunto das experiências de aprendizagem planejadas e amparadas pela escola.
O currículo é um guia para os dirigentes de seu desenvolvimento, uma ferramenta útil para nortear a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. De forma vasta ou escolar envolve as atividades desenvolvidas dentro da escola. Desta maneira, por sermos pedagogas temos como função transferir toda essa prática em sala de aula.
A primeira função do currículo é a de explicar os propósitos e o plano de ação, que dirigi as atividades educativas escolares. São atividades que adéquam a uma finalidade e são colocadas em práticas de acordo com um plano de ação deliberado. Por esta incumbência, não pode restringir-se a exprimir uma série de intenções, princípios e orientações gerais que, por excessivas realidades das salas de aula, sejam insuficientes ou nulas ajudas para os professores. Devemos levar em conta o currículo nas condições reais nas quais o projeto vai ser concretizado, colocando-se exatamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática pedagógica.
Pude perceber que o currículo deve ser visto como algo com muita vivacidade dentro da instituição, capaz de oferecer mudanças significativas em todo seu campo de ação. É importante que ele tenha um conjunto de experiências vividas pelo aluno.
O currículo é transformação, movimento e deve estar preocupado com a formação de um sujeito. Uma nova proposta para a educação deve estar basear-se em perspectivas que rompa os paradigmas tradicionais