Artigo
O Artigo em questão visa apresentar resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar se os professores de berçário executam suas aulas de acordo com o currículo da instituição, para realizar essa pesquisa foi necessário observação, entrevista estruturada de caráter qualitativo e análise dos dados, tendo como base as respostas das entrevistadas foi verificado que as professoras conhecem o currículo e sabem da sua importância no trabalho com bebês.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo, Berçário, Práticas Pedagógicas
INTRODUÇÃO
O atendimento a crianças de zero a três anos sempre foi um desafio para os educadores há alguns anos pensava-se apenas em ir para os centros de educação infantil para o chamado cuidar, as crianças ficavam durante o dia brincando umas com as outras sem a preocupação do educar.
Com o passar dos anos e uma maior oferta de vaga mais bebês foram sendo inseridos em instituições de ensino, a partir desse ponto foi constatado que essas crianças precisavam de indicações de como educar sem deixar que essas crianças perdessem a essência do brincar segundo Osteto (2008).
É essencial ter claro que tudo é atividade, pois todas as ações e proposições educam trocar-lhes fraldas, oferecer-lhes água ou um brinquedo, conduzilos ao parque ou deixá-los em sala permite-lhes experiências de manuseio de diferentes materiais. (p.42)
Pensando nisso foi criado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), que suje como um recurso para os educadores na hora de se ensinar para os bebês. Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) ´´ educar trata-se promover situações de aprendizagens orientadas de forma integrada contribuindo para o desenvolvimento da capacidade infantil em vários aspectos inclusive social e cultural´´.
A partir do principio da existência de um currículo para bebês deu se inicio a esta pesquisa que tem o intuito de identificar como os professores trabalham em sala o que é indicado no