Modelo de Baseline
CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS- 5º PERÍODO NOITE.
Prof Irineu Cezar Vieira – Março/2007.
Dados hipotéticos da Obra:
Prazo do projeto: 5 meses / 20 semanas
Orçamento do custo: R$ 250.690,00
Reserva técnica: 10%
Para estabelecer uma organização, planejamento e controle da obra foram hipoteticamente elaborados na fase de idealização do projeto o WBS, a Rede Pert e no cronograma de Gantt. São ferramentas utilizadas para gerenciar o projeto durante a execução permitindo analisar os desvios entre o proposto e o realizado.
WBS: o produto principal foi decomposto em partes menores (estrutura analítica), a fim de visualizar um mínimo de detalhes de todas as suas especificações funcionais e técnicas, facilitando uma avaliação prévia das dificuldades que o produto impõe. O WBS é uma fotografia detalhada do sistema integrado de elementos que articula o projeto. Ele serve para listar tudo o que será feito para realizar o projeto, identifica os recursos específicos a serem alocados no projeto, define as modalidades organizacionais e as responsabilidades, alimenta o processo de planejamento e programação do projeto, ajuda a estabelecer o controle dos custos, tempo e progresso físico do projeto e melhora o gerenciamento do risco.
Projeto
Projeto Legal
Estrutural
Arquitetônico
Obra
Elétrico
Alvenaria
Elétrico
Administração
Hidráulico
Atividades/
Tarefas
FIGURA 12 – SIMULAÇÃO DE UM WBS
FONTE: Adaptado de Vieira (2001, p.52) pelo autor (2003)
Acabam ento
Equipam entos
Pessoal
Compras
Controle
Rede Pert: é a representação gráfica das atividades realizadas, demonstrando o tempo da atividade e a interligação e dependência entre elas evidenciando o projeto como um sistema integrado. As atividades aqui representadas são aquelas detalhadas no WBS e sua soma representa a totalidade do projeto.
Atividade/
Duração
Predecessora
Sucessora
FIGURA 13 – ELABORAÇÃO REDE