Gerência de configuração cmmi
CONFIGURAÇÃO
CM – CONFIGURATION MANAGEMENT
CMMI – CAPABILITY MATURITY
MODEL INTEGRATEDSM
CMMI – CAPABILITY MATURITY
MODEL INTEGRATION
É o modelo desenvolvido pelo Software Engineering Institute
(SEI) que integra as melhores práticas no campo da engenharia de sistemas e de software. É o modelo pioneiro e atualmente um dos mais utilizados com as melhores práticas no segmento de tecnologia.
É estruturado por meio de um conjunto de áreas de processos relaticas a várias disciplinas (engenharia, gestão de projetos, etc.) distribuídas ao longo dos cinco níveis de maturidade. A intenção do modelo é aumentar a maturidade das organizações por meio do aumento da capacidade individual e coletiva dos processos (áreas de processos) localizadas em cada nível de maturidade. OS CINCO NÍVEIS DE
MATURIDADE DO CMMI
GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO
DE SOFTWARE
GCS envolve identificação e configuração de um software (isto
é, produto de trabalho do desenvolvimento de software e sua descrição) em dados pontos no tempo, sistematicamente controlando mudanças da configuração e mantendo a integridade e rastreabilidade da configuração através do ciclo de vida do software.
Os produtos de trabalho colocados sob gerência de configuração de software incluem os produtos de software que são entregues ao cliente (ex.: documento de requisitos de software e codificação) e os itens que são identificados ou requeridos para criar estes produtos de software (ex.: compilador). Uma biblioteca de referência ou repositório é estabelecida recebendo as configurações-base (baselines) e a distribuição dos produtos de software “construídos” a partir da biblioteca de configuração base de software são sistematicamente controlados via funções de GCS de controle de mudança e de auditagem de configuração.
IMPLEMENTAÇÃO DE GCS
Implementar GCS implica adotar procedimentos que
afetam todos os setores de uma organização, pois ela é um