Grandezas Vetoriais
Professor (es): Grasso e Fabio
Turma: IFAU-1 - Informática Básica
Alunos: Guilherme Godoy – 1342487
Maria Jose Ramos – 1342428
Sumário
Introdução 3
Grandezas físicas vetoriais. 4
Grandezas Vetoriais 4
Operações vetoriais básicas 5
Conclusão. 7
Web grafia. 8
Introdução
O trabalho a seguir consiste em uma explicação sobre grandezas vetoriais, essas grandezas são tratadas como elementos físicos que indicam quantidade de força, direção e sentido de uma determinada energia que age sobre um corpo ou um ponto específico. Os vetores são de extrema importância na física, e entende-los ajuda a desvendar os outros diversos caminhos existentes em muitos cursos de graduação e técnicos que tenham esforços concentrados (ou não) agindo sobre corpos.
Sem mais delongas, abaixo temos uma breve explicação sobre as forças vetoriais básicas.
Grandezas Físicas: Escalares e vetoriais.
O que são?
As grandezas Físicas em geral, são um instrumento da Física que pode ser medido expressamente ou quantificado. Exemplo de grandezas físicas: O tempo, o comprimento, a velocidade, a massa, a quantidade de energia etc.
Grandeza Física Vetorial
Também chamados de vetores, são grandezas caracterizadas por um número que exprime a medida dessa grandeza em relação a uma unidade pré-fixada por uma direção e um sentido, como podemos ver na figura 1.1.
Como podemos ver na figura 1.1, cada vetor (seta) indica uma grandeza, quanto maior o comprimento desse vetor maior será a força por ele produzida.
Os vetores se alternam em três características: Modulo sentido e direção. Ao qual em sentido temos: Horizontal, vertical e inclinado e direção: Para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo.
Figura 1.1
Abaixo (fig 1.2) temos alguns exemplos de