Programação
O presente relatório é um projeto de pesquisa, elaborado para atender ao requisito de conclusão do Curso de Pedagogia. O estudo tem por objeto de investigação a prática curricular dos professores do Ensino Infantil da rede municipal na Unidade Escolar Elias Gomes Neto, localizada no povoado Mirolândia, zona rural da cidade de Picos no Estado do Piauí.
A finalidade principal deste projeto é conhecer a importância do curricular dos professores na educação infantil, por meio de pesquisa de campo realizada no dia oito do mês de novembro do ano de dois mil e doze, sobre seu envolvimento aos temas relevantes à formação do educador para a sua formação curricular, como a Cidadania, Ética, Afetividade, Esperança em relação ao seu trabalho, ao seu cotidiano. Os contatos foram diretos.
São fundamentais as práticas pedagógicas e curriculares com qualidade e comprometimento, realizadas em campo. Fazendo-se necessário uma reestruturação das mesmas, de um novo “engajamento educacional” focando uma educação necessária aos seus desafios e necessidades sociais.
A intenção deste trabalho é a de desvelar estas inquietações, vislumbrando uma educação integral, de qualidade, embasada em valores humanos pautando-se em reflexões sobre questões morais cada vez mais distantes das práticas pedagógicas?
O educador não pode ser aquele que apenas media o conhecimento que ensina, mas, sim, aquele comprometido, vinculado organicamente com seu educando, buscando possibilidades para a evolução plena do indivíduo, libertando-o para o verdadeiro sentido da educação. A partir desta pesquisa houve a necessidade de se pensar a formação do educador e na importância que a Educação Social e seus valores.
Pretende-se a partir das conclusões, justificar os fatores responsáveis pela inserção do profissional da Educação Social, buscando esclarecer quem é atualmente o educador nas escolas?
O que levou a esta pesquisa foi à inquietação perante certas atitudes de alguns docentes,