Eficiência e eficácia
Exercício: Adamastor era um administrador que trabalhava numa empresa do ramo de autopeças e desempenhava sua função na área de controle de qualidade. Decidido a mudar sua vida, Adamastor prestou concurso público e passou a trabalhar na prefeitura de seu município. Sua função passou a ser coordenador de uma política pública na área habitacional, na qual exigia muita habilidade para negociar tanto com empreiteiras como também com o movimento dos desabrigados atingidos pelas enchentes que ocorreram no município. Com base no conteúdo da apostila, responda às seguintes questões:
1) Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?
R.: Sim. Administrar o controle da qualidade de uma empresa necessita de um sistema dinâmico que envolva: Melhoria da qualidade do atendimento, maior eficiência e produtividade, maior integração do pessoal, redução de custos, minimizando retrabalhos, maior lucratividade e crescimento. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do produto ou serviço final. Garantir uma maior satisfação do cliente, fornecendo produtos e serviços que correspondam às suas expectativas.
Na prefeitura ele vai administrar recursos públicos, garantindo um maior retorno possível aos impostos recolhidos pela sociedade. Planejar e executar ações governamentais visando identificar os problemas da sociedade na área de habitação e administrar ações visando à melhora do bem-estar dessa população desabrigada, garantindo a eficiência e eficácia no uso desses recursos públicos.
02) Quais os tipos de organizações podem ser identificados no enunciado?
R.: Organizações privadas (empresa de autopeças, empreiteiras), organização pública (prefeitura municipal) e terceiro setor (movimento dos desabrigados).
03) Discuta o papel do administrador ao desempenhar suas funções aplicando os princípios da ciência e da arte em cada uma das organizações pela qual