Atividades físicas para pessoas especiais
Estudos científicos comprovam que exercícios físicos são fundamentais para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Doenças muito frequentes na vida moderna, como a obesidade, a hipertensão arterial e a diabetes podem ser agravadas com a ausência de exercícios físicos, cuja prática regular pode auxiliar na redução da gravidade e no tratamento dessas doenças.
A melhora de diversas condições de vida contribuiu para o aumento da expectativa de vida e leva as pessoas a viverem mais. A prática regular de exercícios garante melhora da saúde, na infância e naterceira idade. O climatério é o período da vida da mulher em que as alterações hormonais causam profundas modificações metabólicas e emocionais, que fazem com que os exercícios sejam extremante benéficos e recomendados para a manutenção do peso, a redução da gordura corporal, a manutenção ou o aumento das massas muscular e óssea, alem de inúmeros benefícios psicológicos.
O processo natural do envelhecimento relaciona-se com a redução de algumas capacidades físicas, as quais podem ser melhoradas com exercícios regulares. Tanto mulheres quanto homens idosos necessitam do exercício físico para garantir– entre outros bons resultados – a mobilidade dos músculos e das articulações, a prevenção de quedas, o fortalecimento de ossos e músculos.
Obesos, diabéticos, hipertensos, mulheres no climatério e idosos são chamados de grupos especiais e devem realizar exercícios físicos diferenciados, com profissionais qualificados para garantir a melhora da saúde, a qualidade de vida e a obtenção dos objetivos.
Vamos conhecer um pouco da atividade física para grupos especiais!
Atividade física para idosos
A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações como: perda da força muscular,