Educação
SISTEMA DE JOGO DEFENSIVO
SISTEMA DE DEFESA
Muito se tem dito e se tem feito acerca dos diversos sistemas defensivos que constantemente são aplicados pelas quadras. Muitas vezes observamos que alguns técnicos usam e abusam desses sistemas, como se no basquetebol ganhasse aquela equipe que maior número de sistemas venha a conhecer. Devem-se conhecer as características de sua equipe, onde deveremos notar: estatura, habilidades individuais, imaginação, conjunto, criatividade, etc., e a partir desses detalhes, é que adotamos o sistema que mais nos convém. Tenha sempre à mão os homens certos para os lugares certos, e isso se descobrirá, mas tentativas e observações para os acertos da equipe, pois embora venham a serem criados alguns robôs, forjados nos treinamentos, o homem ainda levará vantagens, se explorarmos ao máximo as suas próprias características, a sua imaginação e poder de criatividade. Podemos forjar tudo em um atleta dentro de quadra, mas nada suplantará a sua natureza.
SISTEMA DE DEFESA POR ZONA 2-1-2, 1-2-2, 2-2-1, 2-3, 3-2 e 1-3-1.
É o sistema que tem como características a marcação por área e o deslocamento dos defensores nessas áreas. Esse deslocamento é determinado pela movimentação da bola. O defensor deve se posicionar em uma determinada região da quadra, deslocando-se de acordo com a movimentação da bola e cobrindo as saídas de seus companheiros. As defesas por zona apresentam pontos vulneráveis (em função do constante deslocamento dos seus defensores) que podem ser explorados de eficiente pelo ataque.
Os tipos de defesas por zonas e seus pontos vulneráveis são demonstrados pelos diagramas a seguir.
DEFESA POR ZONA 2-1-2 DEFESA POR ZONA 1-2-2
DEFESA POR ZONA 2-2-1
DEFESA POR ZONA 2-3
DEFESA POR ZONA 3-2
DEFESA POR ZONA 1-3-1
A distribuição dos defensores nas posições de defesa acima citadas deve levar em consideração os aspectos físicos e técnicos. Os defensores que