O livre comércio e o meio ambiente
Título: O livre comércio e o meio ambiente
Aluno: Maria Laura Mujica
Disciplina: Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
Introdução
Há muitos temas a serem tratados num aspecto internacional que referem ao meio ambiente, mas o mais discutido é o livre comércio internacional e os problemas que isso pode acarretar ao meio ambiente.
Existem órgãos que regem regras pertinentes à conservação do meio ambiente, mas existem interesses por trás que acabam prejudicando, de alguma forma, o acatamento destas regras ou acordos que foram dispostos pelos países.
O objetivo deste texto é compreender que não tudo esta perdido, mas que é necessário o esforço de cada país e assim de cada governo e de cada individuo para conseguir encarar um mundo sustentável.
Justificativa
Faz-se importante que seja discutido este assunto porque estamos em uma época muito competitiva a nível mundial e essa competitividade influencia de alguma forma no meio ambiente.
Os impactos que o livre comércio provoca ao meio ambiente devem ser estudados cuidadosamente, para assim, elaborar acordos e questionar os incumprimentos de forma que seja dada sempre a prioridade ao meio ambiente em todos os seus aspectos.
Existem diversas ideias ao respeito do livre comércio, por isso se acredita importante entrar mais em um debate que agregue conteúdo à questão. Desenvolvimento
Logo de ter abarcado diversos temas sobre sustentabilidade encara-se uma questão que deve ter uma atenção diferenciada. Quando se fala em termos de meio ambiente torna-se natural entrar em questões sociais, econômicas e culturais, pois a sustentabilidade afeta todos esses estudos em
1
vários aspectos.
Problemas ambientais existem em todos os lados e abarcam muitos aspectos, como o problema da água e da camada de ozônio, são problemas que preocupam ao mundo inteiro e estes são apenas alguns dos motivos que acabaram levando aos países adotarem diferentes medidas e acordos