Educação e desenvolvimento humano
A maioria dos estudos sobre desenvolvimento apontam a educação e a formação como principais fatores decisivos para o progresso humano e económico de uma sociedade.
O processo de globalização originou enormes transformações não apenas no plano económico, como também, no plano político, cultural, social e pessoal. A problemática do Desenvolvimento Humano sustentado tem vindo a ganhar especial relevância no seio das grandes organizações internacionais, que alertam para a necessidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento que potencie, em ambiente de liberdade, a auto construção de cada indivíduo, através do desenvolvimento das suas capacidades e aptidões, por forma a assumir o papel de ator no processo de desenvolvimento da sociedade. Neste contexto, a pessoa ganha centralidade no processo de desenvolvimento das sociedades e a educação surge como motor desse desenvolvimento pessoal e social. O trabalho de investigação que apresentamos procura contribuir para a análise das políticas educativas à luz do paradigma do Desenvolvimento Humano. Nesse sentido, situámos a nossa investigação numa abordagem da educação como meio de desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e identificámos os objetivos e finalidades apontadas para a educação/formação como forma de enfrentar os desafios do mundo atual.
A relação mais forte entre educação e desenvolvimento passa pela questão da qualidade política, ou seja, pela competência humana de se fazer sujeito capaz de escrever sua própria história. O melhor combate que a educação pode travar é contra a pobreza política, no sentido de sedimentar a cidadania crítica e prática voltada para projetos alternativos de desenvolvimento. O maior problema social que ainda se tem a enfrentar é a ignorância, porque esta nega a capacidade de cada um de encontrar soluções.
Para fundamentar tais ideias, este texto estuda, além das conexões mais costumeiras entre educação e desenvolvimento, dois outros