PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
VOCÊ SABIA QUE NÓS PASSAMOS POR UM PROCESSO BEM ANTES DE NASCERMOS?
Desde a barriga de nossas mães, já temos um calendário maturativo a ser cumprido. O crescimento é um processo lento e contínuo, nossos genes incluem a determinação na formação do nosso corpo e o calendário é o responsável por sua execução, no entanto, o controle direto não está somente nos genes mas, pertence também aos fatores neurológicos e hormonais.
O Hipotálamo tem um papel fundamental na regulação e no ajuste das fases do crescimento que variam de menino para menina.
Vamos supor que a Mãe é pequena e que o tamanho corporal herdado pela criança é o do Pai, que é um homem muito alto. Como o espaço no interior da mãe não é ilimitado, o feto deixa de crescer quando ocupa todo o espaço disponível. Provavelmente, poderia ter nascido maior se sua mãe fosse mais alta, no entanto, o fato da criança nascer menor não significa que ela será de baixa estatura, pois depois do seu nascimento,haverá uma intervenção dos processos de recuperação que farão ela crescer mais depressa até que se encontre com a trajetória de Crescimento que foi obrigada a abandonar temporariamente. Essa aceleração do crescimento perdido, momento a partir do qual ela continuará crescendo,só que em um ritmo normal transformando-se em uma criança grande proporcional a sua idade.
CURVA DE CRESCIMENTO
As figuras dos Gráficos mostram, respectivamente,os dados de crescimento em altura e peso para meninos e meninas desde seu nascimento até completar Dois anos. As tabelas estão em percentil, de forma que nelas é possível analisar não só o valor central da distribuição (percentil 50) mostra também os valores