Bmw vermelha
A curta metragem é ao mesmo tempo, cômico e trágico, pois mostra bem a realidade de pessoas de classe social baixa, quando ganha prêmio fora de sua realidade, como o caso que é mostrado .
E é interessante como a chegada da BMW naquela comunidade causa uma sensação de prazer em toda a vizinhança ,que mesmo sem avaliar o valor daquele bem ,faz se fila para entrar um pouquinho dentro do carro .
Da pra observar o impacto causado pela chegada de um carrão “novinho em folha” , ,numa comunidade pobre .
O curta critica a sociedade capitalista e suas contradições bem como os desafios postos pela desigualdade social .
O capitalismo vende sonhos! Mas qual deveria ser o sonho da família de Odilon?Certamente que uma BMW VERMELHA não fazia parte de seus sonhos...
Portanto, não é suficiente premiar as pessoas com “riquezas” que elas não têm condições de converterem bens de interesses próprios.
É preciso que quem ganhe o premio tenha condições de explorar todo o potencial do premio recebido.
A busca de resolução para o problema social é uma ação que precisa de um planejamento que seja lógico e estratégico.
Creio que é por ai que passa a elaboração das políticas publicas: Primeiro uma leitura da realidade, para depois, realizar o planejamento das ações.
E para um planejamento de ações efetivo, deve avaliar á leitura de uma de uma realidade social, as condições subjetivas do ambiente em que essa realidade está inserida objetivando verificar quais as dificuldades e as potencialidades existentes.
A partir de então, é possível buscar parcerias, acordos e compromissos.
Dar por dar sem que os “necessitados” tenham condições de obsorver, de administrar e usufruir o bem, é como dar uma BMW VERMELHA, é inútil, supérfluo, e sem propósito para um segmento carente de toda proteção social básica.
Um seguimento que sem poder sequer de vender o bem recebido, só tem a opção de transformar-lo em sua necessidade maior uma MORADIA que era sua maior prioridade do