A importância da educação para o desenvolvimento humano
Ninguém vive sem educação. Esta é a síntese do que pode caracterizar a sociedade contemporânea, uma vez que ela está baseada no conhecimento e suas variações, a educação, portanto torna-se um fator indispensável na vida das pessoas no que diz respeito a sua inserção e interação com o meio. Afinal, o que seria da sociedade sem educação?
Algo notoriamente presenciado é que aprender e ensinar, não importando qual o meio, está intimamente ligado com a formação e desenvolvimento do ser humano que está sempre em busca de algo, preocupado com o amanhã, sua formação, entre outros. Desta forma, a educação torna-se o ponto chave desse desenvolvimento, uma vez que ela veio exatamente para isto, suprir esses anseios, extrair do outro, completar e por tabela somar.
De certo, é possível notar que desde os primórdios o homem viu-se nessa circunstância de “inacabamento”, o que possibilitou o seu desenvolvimento. Sócrates seria um bom exemplo disto, uma vez que quanto mais afirmava sua ignorância, mais se abria a novas ideias e lhe permitia um maior aprendizado, uma busca constante pelo saber.
Nesse aspecto, a educação vem à tona como forma, sobretudo, tanto de integrar o homem a sociedade a que pertence quanto para lhe dar a oportunidade de interferir no meio em que vive, uma vez que diferente dos animais o homem não se adapta ao meio, mas adapta o meio para si, prova disto, pode ser notavelmente presenciada ao nosso redor no que diz respeito aos processos evolutivos em geral.
Diante disto, podemos notar quão significativo e essencial é a educação na vida das pessoas, e que sem ela, a sociedade e o homem não teriam se desenvolvido de tal modo como às vemos atualmente. Dessa forma, o desenvolvimento do homem em seus diversos fatores sociais, culturais, políticos entre outros, faz-se necessário irrefutavelmente à