Trabalho
Deisi Garcez Binicheski
Professora - Marli Martinelli Mafalda
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0819) – PAPER
26/05/13
RESUMO
É preciso ter consciência que cada ser é único, tendo seu desenvolvimento a sua maneira e a seu tempo, como qualquer ser humano todos temos dificuldades e problemas, que quando detectados é preciso procurar ajuda sendo necessário entender o psicológico do ser humano para assim obter um diagnóstico e por fim encontrar uma solução, este trabalho visa a contribuição da psicologia para a educação escolar, relembrando como e quando foi o primeiro contato da psicologia com a educação, suas fases e seus progressos até os dias atuais.
Palavras-chave: psicologia, educação, desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer com que futuros educadores conheçam como foi o encontro da psicologia com a educação, sua importância para o desenvolvimento de educandos e suas contribuições para a educação escolar, como uma ciência que estuda o comportamento e o desenvolvimento do ser humano ela teve suas fases e seus progressos.
2 A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO
O conhecimento, acompanhado de reflexões críticas, é de fundamental importância para a realização de um bom trabalho pedagógico. Nossas escolas lidam com diferentes pessoas, que aprendem de diferentes maneiras. É importante que conheçamos o desenvolvimento humano e a aprendizagem para termos subsídios para refletir sobre cada um de nossos alunos e agir de forma mais intencional e menos intuitiva. O desenvolvimento humano é dividido em oito períodos do ciclo vital: período pré-natal, da concepção ao nascimento; primeira infância, dos 6 aos 11 anos; adolescência, dos 11 aos aproximadamente 20 anos; jovem adulto, dos 20 aos 40 anos; meia idade, dos 40 aos 65 anos; e a terceira idade, dos 65 anos em diante.. Da