Educação infantil: base do desenvolvimento humano
educação infantil:
Base do Desenvolvimento Humano
Frederico Westphalen
2012
adilene salette stefanello basso aline maciel de mello eliane de oliveira franciele gonçalves marasca
educação infantil:
Base do Desenvolvimento Humano
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e didática na educação infantil, Ensino da linguagem oral e escrita e Ensino e Alfabetização.
Orientador: Prof. Rosely Montagnini. Prof. Marlizete Steinle Bonafini. Prof. Edilaine Vagula. Prof. Alexandre Villas Bôas. Prof.Raquel Franco.
Tutora eletrônica: Meiry Vania Siqueroli
Tutora de sala:Adriana de Freitas Oliveira
Frederico Westphalen
2012
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho foi realizado na Escola Municipal
Na era da contemporaneidade é imprescindível que o educador infantil tenha entendimento de que a aprendizagem é um processo contínuo de trocas, onde o educador ensina, mas ao mesmo tempo aprende, e o aluno enquanto aprende ao mesmo tempo ensina. Esta realidade faz com que o educador descentralize o saber, e reconheça que o aluno tem conhecimentos prévios adquiridos por experiências vividas fora da sala de aula, uma vez que a sala de aula não é o único espaço em que a aprendizagem ocorre. Segundo as professoras entrevistadas a criança adquire a aprendizagem através de estímulos constantes oferecidos a ela, proporcionando situações que seja capaz de criar, pensar e cumprir para realizar determinada tarefa. Por isso a importância de fazer com que a criança participe, explore diferentes objetos, sons, imagens, enfim, tudo o que lhe é apresentado faz com que ela desenvolva uma parte cognitiva, e a brincadeira é indispensável. Devemos brincar muito. Resgatar as brincadeiras de