Portifolio individual
Este trabalho tem como objetivo geral descrever como está a educação infantil atual e quais são atualmente os direitos da criança. Este trabalho argumenta a falta de reconhecimento das crianças na atualidade como sujeitos de direitos, o que é um fator crítico para a perpetuação dessas lacunas.
Sem uma pressão sobre os governos para cumprir suas responsabilidades é fraca ou ausente. Isto também leva olhar também, sobre a perspectiva de educação sobre o setor privado na prestação de serviços para a primeira infância, mas, de um modo geral, criou-se uma barreira para sua geração, e com os seus altos custos, gera uma dependência com base na racionalidade econômica para a oferta de educação primeira infância.
Este cenário traz implicações perigosas para o conteúdo e currículos nos cuidados e educação na primeira infância, bem como na distribuição de serviços. Desde a criação da Constituição Federal em 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, muitos direitos das crianças sobre a educação foram assegurados, mas, está longe de ser o ideal como poderemos observar a seguir.
2 a educação infantil e os direitos das crianças
Atualmente os direitos das crianças a educação, saúde e bem estar vem se destacando ao longo caminho percorrido pela humanidade os adultos foram aprendendo que a crianças devem ser respeitadas, protegidas e ter direito garantido à saúde e à educação na primeira infância.
Embora nos diferentes fóruns internacionais sobre educação tenham sido propostos a extensão da melhoria para este direito humano, os obstáculos permanecem grandes e os esforços para superá-los é ainda limitado.
A noção de infância é uma construção sócio-cultural diversificada e que vem mudando ao longo do tempo. Nas últimas décadas, essa idéia ganhou terreno