educação infantil
RESUMO: A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Apesar de ser garantida pela constituição, como primeira etapa da educação básica, a educação infantil se encontra negada a muitas crianças.
Este artigo discute a importância da Educação Infantil com dados que comprovem a dificuldade encontrada pela criança, privada desta fase de ensino, pulando assim fases da vida. Ao experimentar diversas vivências a criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções sociais e cognitivas, para o pleno desenvolvimento, sob a perspectiva da interação social de Vigotski e Piaget, cuja concepção de desenvolvimento infantil prioriza a cultura e a atividade mediada por professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantil.
Os primeiros anos de vida são cruciais na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual.
Palavras-Chave: Criança - Educação Infantil - Desenvolvimento - Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Este artigo foi escrito para elucidar a importância da educação infantil de qualidade, sendo uma etapa indispensável, para o pleno desenvolvimento da criança. Sabe-se que a educação pode ocorrer em espaços formais e não formais neste caso em especial esclarecendo a educação infantil no espaço formal (escola).
Ao iniciar o texto será explicado como ocorre à construção do desenvolvimento da criança, conceituar a educação infantil mostrando benefícios que serão levados por toda vida. Trazer uma reflexão de como esta sendo vista a Educação infantil hoje em seguida ressaltar as possíveis dificuldades que a criança passará