A PEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O trabalho das autoras baseia-se em uma reflexão acerca da inserção da temática da Educação em Direitos Humanos nos cursos de Pedagogia fazendo uma aproximação conceitual sobre o objeto, o fundamento e a natureza da mesma e sua inserção e a busca pela efetivação de políticas públicas de Educação em Direitos Humanos. Cujo seu objetivo principal seja a disseminação de uma cultura de direitos como forma de originar sustentação às ações de acessão, proteção e defesa dos direitos humanos.
Sendo a Educação em Direitos Humanos uma dimensão educativa capaz de atribuir significados práticos a uma vivência relacional baseada na pluralidade de modos de vida e no respeito à diversidade é relevante destacarmos a sua importância sendo ela uma ferramenta fundamental tanto para a formação do cidadão quanto para a firmação dos direitos intrínsecos a toda humanidade.
As autoras vêm problematizando o lugar da Educação em Direitos Humanos na formação do Pedagogo, dando ênfase a sua relevância social e educacional na formação dos professores e pedagogos. Propondo assim uma reflexão sobre a formação do pedagogo enquanto educador, problematizando a noção de currículo indispensável para se formar o educador.
O texto também transcorre nas reflexões sobre as noções de intertransdisciplinaridade e transversalidade que são formas de trabalhar o conhecimento com vista à reintegração de dimensões isoladas umas das outras pelo tratamento disciplinar. Sendo correto afirmar que o objetivo da Educação em Direitos Humanos é a formação do sujeito de direitos.
Neste contexto, a Educação em Direitos Humanos emerge como uma forte necessidade capaz de reposicionar os compromissos nacionais com a formação de sujeitos sócio-históricos de direitos e de responsabilidades. Ela poderá influenciar na construção e na consolidação da democracia como um