direitos humanos
Luana Glaeser
RESUMO
O presente artigo traz discussões sobre a importância da educação em direitos humanos e a necessidade de abordagem desse tema na escola. É resultado de uma pesquisa bibliográfica intensa que buscou relacionar a educação em direitos humanos com a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire. Desse modo, foi possível explanar sobre a importância da educação, e principalmente a importância da educação em direitos humanos, feita a partir de práticas libertadoras e emancipatórias ao sujeito, buscando a formação de indivíduos que possam intervir na sociedade, transformando-a.
Palavras – Chaves: Direitos Humanos, prática pedagógica, pedagogia libertadora, emancipatória, sujeito, cidadãos, indivíduos.
1 – INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo explanar sobre a importância da educação em direitos humanos como pratica promotora da socialização dos sujeitos.
As constantes discussões a respeito dos Direitos Humanos trazem a necessidade de reflexões sobre a importância da prática educacionais voltadas para esse assunto.
Pensamos na Educação em Direitos Humanos como prática pedagógica que instigue nos corações e mentes uma consciência e uma sensibilidade para com os direitos humanos.
A Educação para os Direitos Humanos que tenha eficácia deve buscar a transformação das atitudes e comportamentos individuais e assim promover o respeito pelos direitos humanos.
Acreditamos que a grande função da Educação em Direitos Humanos é despertar o senso crítico dos educandos e o diálogo é primordial nesse contexto.
Para a concretização deste escrito nos reportamos a uma intensa pesquisa bibliográfica.
2 – DESENVOLVIMENTO
Acreditamos que o diálogo é condicionante fundamental para uma boa interação entre o professor e o aluno.
Freire (1967, p. 66) diz que “O diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de amor, humildade, esperança, fé e confiança.”