RESUMO DO FILME A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
A Menina que Roubava Livros, do australiano Markus Zusak, o filme acompanha a história de Liesel Meminger, uma jovem garota muito corajosa e determinada (interpretada pela canadense Sophie Nélisse). Durante a Segunda Guerra Mundial.
O filme inicia-se com Liesel e seu irmão que foram deixados pelos seus pais, onde estavam sendo levados para seus pais adotivos, um casal vivido por Geoffrey Rushe e Emily. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. Ela guarda como única lembrança dele e aprende a ler com o incentivo de sua nova família, onde eles abrem um espaço no porão de sua casa para que ela venha desenvolver sua leitura e escrita.
Ás vezes, como era durante a Segunda Guerra Mundial, eles sofriam ataques e se refugiavam juntos, com todos da comunidade em um lugar seguro até terminar os ataques, também o pai de Liesel tocava instrumentos musicais e cantavam para diminuir o medo dos ataques.
Tinha dias, em que Liesel também se divertia enquanto não estava realizando tarefas para sua mãe com o seu amigo Rudy (um jovem garoto interpretado pelo ator Nico Liersch, que tinha uma sonho de ser um corredor campeão, mas ele sofria preconceito de seus colegas e treinador por expirar-se em corredores negros). Os dois se davam muito bem e guardavam segredos um do outro, eram bem amigos. Até que então ela conhece Max (um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada). Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. Portanto, como Max não podia sair e estava em um local muito frio e eles tinham pouca comida, ele foi enfraquecendo chegando ao ponto de ficar entre a vida e a morte, mas Liesel em meio ao caos, encontra refúgio na literatura e começa a roubar livros da mulher ao qual sua mãe adotiva lavava suas roupas, para alimentar suas esperanças e de seu amigo, ao qual ela gostava muito.
Contudo, a