Resumo do filme menina que roubava livro
Curso de Psicologia – 5° semestre de 2013
RELATÓRIO REFERENTE AO TRABALHO DE OBSERVAÇÃO
Professora: Lilian Junqueira
Natália de Souza Lira – RA: B625EI-2
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Relatório referente ao filme:
“Menina que roubava livros”
Trata-se de um filme onde representará o drama de uma menina e a guerra dos nazistas.
Ao inicio do filme podemos observar o abandono de Liesel pela sua mãe alemã um senhora comunista que por medo de perder sua filha a entrega para doção para uma família nazista.
Essa família esperava receber duas crianças sendo assim um menino mais novo e uma menina, mas ao longo da viagem o menino acaba falecendo e Liesel como recordação fica com o livro e uma fotografia. Ao chegar à casa dos seus novos pais ela se depara com uma vida totalmente diferente, eles já eram senhores e moravam em uma vila, levavam uma vida simples sem luxo algum, pois a única que trabalhava na casa era sua nova mãe.
Liesel passa algumas horas sem se querer pronunciar qualquer tipo de palavra com eles, mais seu “papa” com insistência antes de dormir resolver conversar com a menina e nessa conversa ela o mostra um livro e uma fotografia aonde ela guardava de recordação do seu irmão.
No dia seguinte Liesel vai pra escola, no caminho acaba conhecendo um amigo que o faz companhia. Por se tratar de uma aluna nova na escola a professora pediu pra ela ir até o quadro e escrever seu próprio nome, mais ela não consegue por ser analfabeta, logo começa uma terrível chacota. Devido a isso seu pai resolver ajuda – lá e todas as noites ele lê um livro pra ela e sempre fazendo com que ela o acompanhe e sozinha juntar as palavras, constrói também um alfabeto.
Max era um judeu que por motivos de fuga do exercito resolve ir se esconder na casa dos pais de Liesel, ao chegar todo faminto e sem condições nenhuma de sobrevivência eles o acolhe e Liesel sem