educação e comunicação
As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Essa teoria é chamada Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. É uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios que são:
1º período: Sensório-motor(0 a 2 anos)
O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Ex. : O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
2º período: Pré-operatório(2 a 7 anos)
Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica .A criança deste estágio é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro, não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"), já pode agir por simulação, possui percepção global sem discriminar detalhes, deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis