Educação e comunicação
Educação e Comunicação
Evelyn Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
Tv e escola; Tv na escola
Sumário:
1. Introdução
2. TV - Criação TV: como entreterimento.
3. Dispositivo pedagógico da mídia. Modo de educar na/e pela TV.
4. TV e seus vários tipos de linguagens.
5. TV Escola
6. TV- Aceitação. Apresentação de uma pesquisa sobre programa infantil.
7. Considerações Finais.
INTRODUÇÃO
A sociedade vive um momento intenso de profusão de tecnologias, de comunicação em tempo real, de transmissão de dados, voz, sons e imagens através de vários canais.
Apesar de vivermos na era dos computadores, podemos afirmar que esse tal equipamento ainda não está acessível a toda população de brasileiros. A televisão continua sendo o meio de comunicação de massa que atinge a quase todos os lares e espaços mais longínquos do país. 2496 Dados levantados através do projeto “Mídia e Infância” (OLIVEIRA, 2007) no ano de 2006 da Universidade Estadual de Londrina, realizado com 130 crianças de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrou que a rotina diária das crianças se divide em ir a escola no período vespertino e assistir televisão no período matutino e noturno. Elas passam em média 6 horas diárias diante da televisão.
Diante de tais dados, o presente estudo buscou estudo procurou investigar as seguintes questões: de que forma os professores vêem a televisão? Qual a leitura realizada por professores sobre os conteúdos veiculados na mídia? Em que medida os professores são formados para uma leitura dos meios de comunicação? Tais questões são emblemáticas, pois como processo comunicativo, a Televisão é também um meio de produção simbólica de conteúdos, como aponta Faro (2006).
Segundo Fischer (2005, p. 45) “[...] a TV aberta continua a ser, ainda hoje, a grande fonte de