Animais peçonhentos
No trabalho a seguir serão mostrados vários resultados referentes a primeiros socorros e todos os tipos e maneiras de se socorrer uma pessoa acidentada, mesmo quando ocorrer desde de pequenas lesões a grandes fraturas. Este trabalho nos mostra também varias dicas de como prevenir acidentes com ofídios.
2. HEMORRAGIA
Hemorragia é a saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo. De acordo com a definição, as hemorragias são classificadas em externas e internas.
2.1 Hemorragias externas Recebem nomes diversos segundo os locais em que ocorrem ou as vias através das quais flui o sangue: a) gastrorragia: hemorragia gástrica; b) enterorragia: hemorragia intestinal. Alguns conceituam enterorragia a eliminação anal de sangue vivo: c) melena: evacuação de fezes escuras, pastosas e fétidas pela presença de sangue alterado pelas secreções gastrintestinais; d) hematêmese: sangue parcialmente digerido, eliminado sob forma de vômitos; e) otorragia: hemorragia pelo conduto auditivo externo; f) hemoptise: hemorragia proveniente dos pulmões ou de outras partes do trato respiratório; g) epistaxe: hemorragia que ocorre na mucosa nasal ou através das fossas nasais; h) hematúria: presença de sangue na urina; i) menstruação: sangramento uterino periódico, fisiológico, que ocorre em cada ciclo menstrual. Quando prolongado e/ou profuso, porém em intervalos normais, denomina-se menorragia ou hipermenorréia; com duração e/ou quantidade menor que a normal, hipomenorréia; ocorrendo com duração e quantidade normais, porém com frequência aumentada (intervalos mais curtos), chama-se polimenorréia; com frequência reduzida, oligomenoréia; quando a duração e/ou a quantidade e a frequência estão aumentadas, constitui a polimenorragia. A ausência de menstruação é denominada de amenorréia; j) metrorragia: