Comunicação e expressão na educação.
Trabalhar a escola é inserir a comunicação da expressão aos seus alunos. O professor deve começar por uma avaliação para levar seus alunos a conhecerem seus diversos tipos de textos.
A formação da consciência será determinada pelas seleções textuais informativas entendidas como:
• A construção do conhecimento ao aluno
• Mudança de comportamento e organização de estímulos
• A importância da realidade produzida com criatividade
A instituição escolar deixou de ser apenas um espaço onde se ensina para assumir um papel de agência educadora. A mudança conceitual as tarefas não estão mais centradas apenas em de aula mas na informação além do que o livro didático procura transmitir.
Hoje trabalhamos a comunicação em sala de aula como meio de se resgatar o interesse do aluno, para um desenvolvimento da aprendizagem centrada. O aluno enfrenta hoje uma mudança muito grande. Os meios de comunicação busca favorecer informações centradas no cotidiano, porém se a base da estrutura educacional não estiver acompanhando, toda essa comunicação foge das perspectivas do interesse nasala de aula. O professor busca inovar trazer para temas interessantes que desperte no aluno a vontade de se integrar com disciplina trabalhada.
Para Vygotsky, pensador russo, contemporâneo de Piaget, dedicou-se entre outros temas, os estudos sobre a origem cultural das funções do ser humano.
Sua teoria não é pedagógica, mas traz um estudo de uma nova pedagogia. A função psicológica especificamente humanas se originam nas relações do individuo e no seu contexto cultural e social, que interniza os modos historicamente destinados e culturalmente organizados de operar com informação por meio de mediação simbólicas, isto é, sistema de representação da realidade, destacando em especial a linguagem.