Projeto de Pesquisa - Gestão Escolar
EAD - CURSO DE PEDAGOGIA
POLO SURUBIM
Movimento e Linguagem Corporal na Educação Infantil
Amanda Matias
Daniela Merquis
Jaciane Santos
Gizelly Lima
Mércia Cristina de Lucena Severiano
Rosimere Carneiro
Surubim/PE
2014
SEMINÁRIO PRÁTICO
Movimento e Linguagem Corporal na Educação Infantil
Atividade apresentada à disciplina Linguagem Corporal na Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da EAD/UFRPE, como requisito parcial da I VA.
Professora Tutora: Professora Executora: Renata Araújo
Surubim/PE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Movimentar o corpo proporciona para o aluno entusiasmo e motivação dentro do convívio escolar, o movimento ajuda a trabalhar diferentes conceitos, como a cooperação, solidariedade e autonomia, auxiliando sem duvida a construção de aprendizados significativos na Educação Infantil. Conforme o desenvolvimento avança, a relação da criança com o meio facilita a discriminação das formas de se comunicar, sendo que o andar e a fala desencadeiam um salto qualitativo no desenvolvimento da pequena infância, possibilitando uma maior autonomia e independência na investigação do espaço e dos objetos que nele se encontram. Sendo o movimento a primeira forma de comunicação da criança, é através de seus gestos e expressões que descobrimos sua linguagem, suas possibilidades e dificuldades, atribuindo assim, uma interação entre professor e aluno.
REFERENCIAL TEÓRICO A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional Lei nº. 9.394 sancionada em 20 de dezembro de 1996 (LDB) estabelece de forma incisiva o vínculo entre o atendimento à criança de zero a seis anos a educação. (BRASIL, 1996) E que nos diz em seus artigos:
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa tem como finalidade o desenvolvimento