Gestão escolar
CURSO DE MESTRADO EM PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Polyana Maria de Almeida Leite Marques de Souza
A Gestão Escolar e a Participação da Comunidade
Floresta-PE
Fevereiro/2012
Polyana Maria de A. Leite Marques de Souza
A Gestão Escolar e a Participação da Comunidade
Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Curso mestrado em Psicanálise na Educação e Saúde, promovido pela UNIDERC em parceria com o ISEF- Instituto Superior de Educação de Floresta, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Psicanálise, sob a orientação do Prof. José Valdenito Feijó de Melo.
Floresta-PE
2012
1. INTRODUÇÃO
Nos dias atuais é de grande importância na vivência educacional, a integração entre escola-comunidade-família como partes de um conjunto que luta por um objetivo comum: a transformação social. Toda sociedade quando admite que necessita de transformação social, precisa compreender que o primeiro passo é investir na educação, no sentido de transformação individual para atingir o todo social. E o investimento na educação pressupõe todas as instituições sociais responsáveis pela mesma.
Faz-se necessário promover esse agrupamento de instituições na escola para garantir maior participação e integração do todo, numa proposta de gestão descentralizada.
O Pré-Projeto A Gestão Escolar e a Participação da Comunidade pretende verificar como a escola promove a integração dos pais e comunidade na tomada de decisões que a envolve.
1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO
“A educação, direito de todos e dever do estado e da família” segundo a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), deve ser assegurada por todas as instituições que compõem a sociedade. Nesse sentido, é importante que a sociedade cumpra seu papel no desenvolvimento do indivíduo, fazendo-se responsável