Como elaborar uma resenha critica
COMO ELABORAR UMA RESENHA CRÍTICA
A resenha é um texto resumido sobre algum assunto que merece um comentário. Esse assunto pode ser sobre uma coleção, um filme, artigo ou alguma obra, por exemplo. Geralmente os jornais e revistas fazem muitas resenhas críticas para sintetizar e avaliar seus pontos fortes e fracos. Apesar de ser um texto resumido, este deve ser o mais objetivo e claro possível, porque mesmo com um menor espaço para divulgação é preciso passar a ideia exata do que se quer. Uma resenha crítica, é um texto que, além de resumir um assunto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. É preciso estar provido de um conhecimento capaz de explicar claramente sobre o tema abordado sendo a explicação resumida, mas capaz de expressar tudo que se deve ser mostrado de forma coerente e objetiva.
Para que uma resenha seja feita adequadamente é necessário que o responsável por ela se preocupe com determinados detalhes, por exemplo: fazer uma breve pesquisa em revistas científicas e em periódicos em bibliotecas e conferir como os profissionais que trabalham com esse tipo de material fazem seus textos, fazer referência bibliográfica da obra (ABNT), apresentar alguns dados bibliográficos do autor, fazer uma síntese da obra sem se prender aos detalhes e finalmente fazer o ponto alto da resenha que é a avaliação crítica.
Seguindo essas etapas é possível fazer uma resenha crítica adequada e completa. A resenha deverá ter no mínimo três e no máximo dez páginas.
O que deve constar numa resenha:
• INSTITUIÇÃO E NOME DO RESENHISTA
• O TÍTULO E LOCAL
• A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA
• ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS QUE ACHAR RELEVANTE SOBRE O AUTOR
• O RESUMO, OU SÍNTESE DO CONTEÚDO
• A AVALIAÇÃO CRÍTICA DO RESENHISTA
• INDICAÇÕES DO RESENHISTA
modelo:
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO CONE SUL - ASSECS
FACULDADE DE CIÊNCIAS