Como elaborar resenhas
A resenha é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para afazer avaliação e emitir juízo de valor.
Resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica ou indicativa. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o seu propósito e o método que segue para, posteriormente, desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro.
A resenha poderá ser um acontecimento qualquer da realidade ou texto e obras culturais. Mas, com efeito, a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta.
A resenha poderá ser descritiva, sem nenhum julgamento ou apreciação do resenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
Na resenha descritiva, são dadas informações sobre o texto: nome do autor (ou dos autores); título completo e exato da obra; nome da editora (ou coleção de que faz parte a obra); lugar e data da publicação; número do volume de páginas. Pode-se, aqui, fazer uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão de capítulos, assuntos dos capítulos, índice, etc). No caso de uma obra estrangeira, é útil informar também a língua da versão original e o nome do tradutor.
Em um segundo momento, é apresentado o resumo do conteúdo da obra; indicação sucinta do assunto global que aborda; explicitando os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, devem ser inclusos também os comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, entre outras questões.
Em linhas gerais, a resenha consiste na leitura, resumo e comentário crítico ou não de um livro ou texto. Para