Como elaborar uma resenha
1. Definições
Resenha-crítica: é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
Uma resenha acadêmica objetiva fundamentalmente responder às questões básicas: quem é o autor, sobre o que trata o livro, como se comprara com outros livros do mesmo autor, da mesma área, do mesmo assunto. O texto enquanto exemplar do gênero resenha pode ser considerado híbrido, um misto de descrição, narração e avaliação. Na produção de uma resenha deve-se atentar ao relato minucioso da propriedade da obra. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição), relata as credenciais do autor relato), resume a obra, apresenta as conclusões e a metodologia empregada, expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, por fim, apresenta uma avaliação da obra, destacando o público ao qual a obra se destina (dissertação).
Dessa forma, resenhas mais objetivas podem ser representadas por descrições mais objetivas do conteúdo do livro, relacionando-o à área de modo geral, com uma avaliação menos explícita. Os textos mais subjetivos são aqueles em que o resenhista expressa claramente sua visão pessoal, avaliando e destacando o valor da obra para a comunidade acadêmica e/ou para o leitor em potencial.(Motta-Roth, 1998).
Ao elaborar uma resenha, o resenhista além de apresentar com precisão e fidelidade aspectos da obra e de descrevê-la detalhadamente, apresenta avaliações, julgamentos de valor, elogios e críticas expressos através de marcas linguísticas tais como adjetivos (belo, provocativo, instigante, bom, entre outros), advérbios (realmente, inegavelmente, bem, pretensamente, veementemente, certamente, entre outros) e de comentários sobre a obra (p. ex.: bem embasado teoricamente, sob a capa do discurso acadêmico, o livro X esgota-se em si mesmo, no trabalho