como elaborar resenhas
Ref: AZEVEDO, Israel Belo DE : O prazer da produção científica, 8ª Ed. Editora Prazer de Ler, 2000.
COMO ELABORAR UMA RESENHA
Apreciação crítica sobre determinada obra, a resenha visa incentivar a leitura do livro comentado. Trata-se, geralmente, de um texto curto para a publicação em periódicos especializados. Seu tamanho será determinado por quem o solicitar. Pode variar entre cinco mil (para jornais não especializados) e dez mil caracteres (para publicações cientificas).
As três seções principais da resenha são: introdução, resumo e opinião.
Introdução
Na introdução, que deve ser breve, procure contextualizar o assunto de que trata o livro. Discuta a relevância do assunto. Assim, o leitor fica localizado no tempo e no espaço. O objetivo da introdução é levar o leitor a ler a resenha (não o livro).
Resumo
Ocupe-se, então, em resumir o livro. Você terá aqui duas opções: um resumo sem critica aberta ou um resumo com critica.
No resumo sem critica aberta, você simplesmente apresenta as idéias principais do autor (já marcadas), concatenando-as e ordenando-as. Elas não devem ser jogadas umas atrás da outra: sempre um parágrafo ou uma frase deve ser relacionado com o que vem antes ou depois. Esta opção é a de domínio mais fácil.
No resumo com critica, você já vai exercendo sua opinião, mostrando os pontos falhos, revelando as ideologias, destacando os pontos válidos, etc. Esta opção apresenta inúmeras dificuldades, embora pareça mais atraente.
Surge aqui o problema da citação formal: elas devem aparecer, mais não em muita abundância. No caso do resumo com critica, as citações formais (com aspas) ocorrerão mais. Sempre que elas ocorrem, devem ser seguidas de indicações das paginas de onde foram extraídas. Quando há reelaboração do texto, esta indicação não é necessária.
Opinião
Ao analisar o livro, você recolheu um vasto material. Agora, selecione este material, ordene-o e o apresente em