COMO ELABORAR UMA RESENHA
A resenha é um trabalho de síntese que possui como objetivo principal expor uma crítica ou uma avaliação de livros, artigos, filmes e de trabalhos. A resenha deve ser entendida como uma análise interpretativa, ou seja, é um texto que serve para apresentar um texto-base, procurando resumir o assunto, indo direto ao ponto de modo não muito extenso. Além de trazer as idéias do autor lido, trás uma análise sobre o conteúdo. Tal análise deve conter seus comentários sobre o texto, questionamentos, suas posições e impressões.
Existem vários tipos de Resenhas, porém a mais utilizada no universo acadêmico são as Resenhas críticas que, como o nome já diz, tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Abordar criticamente um texto consiste em opinar sobre ele, apresentando problemas e qualidades que o resenhador considera importante destacar. Portanto, a abordagem crítica não significa, necessariamente, um levantamento dos problemas destacados no texto. Pode constituir-se também no destaque de certas qualidades.
Considere as seguintes sugestões para elaboração de uma resenha:
Antes de começar a elaborar a resenha, faça um resumo do texto lido, ou seja, destaque somente as ideias do autor sem expressar nenhuma opinião
Depois, a partir do resumido, escreva seus comentários sobre o que concorda ou descorda do autor, de forma livre.
Escolha um aspecto relevante do livro, portanto não saia criticando tudo sem haver coerência e relação entre seus relatos; perceba como evoluiu o raciocínio do autor.
Além das informações básicas da abordagem crítica, uma boa resenha procura estabelecer relações do texto-base com outros textos (relações intertextuais), recurso que dá ao leitor outras possibilidades de entrada para o texto-base.
Sintetizando, resenha é a apresentação de um texto resultante de sua apreciação crítica por parte do resenhador. Assim entendida, ela tem sido chamada também de resenha crítica.
Além